quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Crime ambiental


Bom dia!

A preocupação hoje com o meio ambiente é global, pois se não cuidarmos de preserva-lo, nossos filhos não terão este privilégio que temos hoje, de poder desfrutarmos conscientemente do frescor das árvores e da limpidez da água.



Estou fazendo uma DENÚNCIA de obra irregular em cima de uma nascente e a poucos metros de um lago natural.

Em Rio Verde ainda não existe um local para tratar a água de sujeiras, no caso, um poço de decantação. E a SANEAGO, empresa responsável pelo saneamento básico e distribuição da água, resolveu fazer esta obra necessária em cima de uma nascente e dentro da área verde do município. Isto é inconstitucional, se tratando de um crime ambiental, além de não apresentarem o EIV, Estudo de Impacto de Vizinhança, já que o local da obra é dentro da cidade e não fora, como deveria ser feita.

Sobretudo fere a lei N. 4.771/65 art 2º da Constituição onde cita que são áreas de preservação permanente: b) ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d''água naturais ou artificiais;

c) nas nascentes, mesmo nos chamados "olhos d''água", seja qual for a sua situação topográfica;


Diante desse artigo, cito que a obra está sendo feita a poucos metros de um lago e em cima de uma nascente. É um crime muito grave, observando a grande degradação do meio ambiente que existe em Rio Verde, providências tem que ser tomadas.


Manifestação



No dia 15 de fevereiro houve uma manifestação da sociedade contra esta obra. Até então, o responsável não tinha afixado nenhuma placa infomando o que era e para que era a obra, mais uma irregularidade. Nem mesmo antes do dia 15, existia no local uma faixa de segurança colocando em risco crianças que estudam em frente ao local da obra, pois eles já haviam cavado um buraco de grandes proporções. Estiveram presentes no movimento, a afiliada da Globo em Rio Verde, TV Riviera, onde registrou esse momento, fez entrevistas que podem ser conferidas no You Tube.

(http://www.youtube.com/watch?v=B0p7RR97DFk). Jornais e rádios também noticiaram a grande revolta da população contra esta obra irregular da SANEAGO.


Convido o DEMA e demais órgãos, que lutam pela recuperação e preservação de nascentes compareça no local e veja a obra degradante que está matando uma nascente e prejudicando a área verde do município, que hoje é referência internacional em agroindústria e exportação de soja. O local da obra: Setor Dona Gercina, próximo ao Clube Dona Gercina.



Peço também, aos meus amigos dos veículos de comunicação que noticiem este crime ambiental e a indignação da sociedade.

Aos amigos blogueiros e ativistas ambientais ajudem a divulgar a despreocupação com o nosso meio ambiente.



Me coloco à disposição para mais informações.





Att.,



Jamila Costa - radialista, universitária e ativista ambiental.

2 comentários:

  1. ministerio publico ja sabe? ou fez vista grossa denovo?

    ResponderExcluir
  2. com certa...dizendo o Lúcio, ele quem mandou fazer a obra...é pra acabar...

    ResponderExcluir